Pular para o conteúdo principal

Estrutura do fio de cabelo

cabelo (do latim capĭllus) é cada um dos pelos que crescem no couro cabeludo (parte superior da cabeça do corpo humano).

Há em média 150.000 fios capilares em uma pessoa adulta e crescem em média 1 cm por mês. Diferenciam-se dos pelos comuns pela sua elevadíssima concentração por área de pele e pelo desenvolvimento em comprimento. Podem ser lisos, crespos, ondulados e de muitas cores. Os cabelos não servem só como um aliado estético (dando forma e valorizando o rosto) mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica. Também podem ser um indicativo de diversas doenças que se manifestam alterando sua estrutura.

Estrutura interna do cabelo


principal: Pelo
1- Pelo (cabelo)
2- Superfície da pele
3- Sebo
4- Folículo piloso
5- Glândula sebácea.
Acima de tudo, o fio de cabelo é um pelo. Possui a mesma estrutura de todos os pelos do corpo humano, porém tem suas particularidades.
O cabelo é um fio queratinizado que cresce na pele dos mamíferos.
A haste do cabelo é a parte do fio que emerge do couro cabeludo. Podemos dividir o cabelo em três partes: cutículacórtex e medula.

Cutícula

Camada externa do fio de cabelo que se divide de 5 a 12 camadas que, sobrepostas, protegem as estruturas. Por serem transparentes nos permite ver a cor do fio do cabelo. A cutícula sofre agressões externas (solchuvapoluição etc.) por ação mecânica (escovar, pentear etc.) e transformações químicas (relaxamento, permanente, colorações, reflexos etc.) As cutículas são parcialmente sobrepostas sobre si, podendo formar de cinco a dez camadas de placas. Essas placas, por sua vez, oferecem excelente proteção ao córtex.

Córtex

Região intermediária onde transformamos, de todas as formas, a estrutura do cabelo. Nesta região encontramos as seguintes ligações químicas:
  • ligação salina: no simples ato de molhar o cabelo a sua extensão é aumentada.
  • ligação de hidrogênio: a deformação acontece quando transformamos temporariamente o cabelo.
  • ligação de enxofre (também conhecido como Ponte de Dissulfeto): só é rompida através de ação química (como amônia, por ex.) e sua transformação é permanente naquele fio ou física (aquecimento) sua transformação é temporária.
Representa o coração do fio capilar. O grau de resistência, elasticidade e a cor do pelo dependem de sua estrutura. O diâmetro do córtex é determinado em função do número de células presentes no bulbo que podem se multiplicar. A fibra do pelo possui de 2 a 3 tipos de células do córtex. Esses tipos de células são:
  • ORTHO CÓRTEX: tem baixa quantidade da substância enxofre (menos que 3%).
  • PARA CÓRTEX: tem uma alta quantidade da substância enxofre (cerca de 5%).
  • MESO CÓRTEX: possui grande quantidade do aminoácido cistina.

Medula

É a parte central do fio. Há fios de cabelos que não possuem medula, não modificando em nada sua estrutura. O canal da medula pode estar vazio ou preenchido com queratina esponjosa. Ainda não foi determinada a função desta região. Contudo estudos recentes apontam as pesquisas para uma associação da medula com o primeiro instante da fase de germinação do fio onde a medula serviria como um "direcionador" do novo fio em direção ao poro.

O pH do cabelo

O termo pH é usado para determinar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância líquida. A camada hipolipídica que protege o cabelo, a pele e a unha têm pH ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala de pH que varia de 1 a 14 e a escala 7 é neutro. Dessa forma, todos os produtos que entram em contato com o corpo humano devem ser neutros (pH igual ao do cabelo, pele e unha) ou levemente ácidos. Se lavarmos o cabelo com xampu alcalino, por exemplo, suas cutículas abrem, ele fica sem brilho, difícil de pentear e embaraçado.

Comentários

  1. Cacheados

    Os cabelos cacheados tendem a ser mais secos devido seu formato em espiral que dificulta sua hidratação, e por isso necessitam de muita atenção. Como geralmente são cheios precisam de hidratação constante para que fiquem mais brilhantes, sedosos e não muito volumosos. Geralmente o volume não é muito considerado, devido as opiniões próprias e tipos de cachos. Há muitas variedades de cachos, portanto o volume pode ser considerado bom. Recomenda-se evitar penteá-los a seco, procurando penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta, desembaraçando-os cuidadosamente, iniciando sempre da raiz até as pontas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ops ! Hoje acordei e meu cabelo estava muito poroso ressecado, pedindo socorro !! 😥😥😥 Lembrei de um produto que comprei na Bel salvador do shopping Barra que e ótimo pra tirar a porosidade e ressecamento dos cabelos e então passei ele é viva 😍😍😍😍 meus cabelos voltaram a sorrir! Super indico  #lecliqué  Vernier conditionner estabilizador de pH ... É o preço super em conta R$ 39.90.

A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DOS NOSSO CABELOS

Boa Tarde ! A uma grande importância em cuidarmos de nosso cabelos diariamente , pelo simples fato que o cabelo e como o nosso organismo precisa de liquido , nutrientes cuidados específicos para cada necessidade. Hoje em dia temos ouvido falar muito em cronograma capilar que e a técnica de nutrição , reconstrução e hidratação das nossas madeixas, mais precisa ser feito com determinação pois requer dedicação para se obter o resultado desejado ! O cromograma Capilar segue: 1ª Semana =  Hidratação + Hidratação + Nutrição 2ª Semana =  Hidratação + Hidratação + Nutrição 3ª Semana =  Hidratação + Hidratação + Reconstrução Eu costumo sempre segui esse cronograma capilar para deixar meus cabelos sempre sedosos com balanço e hidratados na fase de hidratação gosto muito de usar o hidratação da Salon lane SOS bomba e ótimo adoro , para a fase de nutrição utilizo a mascara capilar de tutano e queratina da Barros Minas e na fase de reconstr...
Resultado após 20 mim , detalhe está sem creme só fiz enxaguar !  #amo   #cachoshidratados   #comvida  ! 🎉🎉♥️♥️♥️♥️